segunda-feira, 19 de maio de 2008

Entrevista com a Khrophus

Entrevista com a Khrophus

A Khrophus é uma das bandas mais antigas em atividades no estado, já fez shows ao lado de várias grandes bandas do Brasil e do Mundo, e após uma pausa de 4 anos, voltam com toda a força com novo line-up e com uma agenda cheia. Nessa entrevista, Adriano (único integrante original) conta um pouco sobre a trajetória de 15 anos da banda, sobre futuros projetos e demais assuntos ligados à banda e ao Metal.

Metal Legion: Primeiramente, gostaria de agradecer pelo tempo cedido para responder esta entrevista. A Khrophus já possui 15 anos de estrada, conte-nos um pouco sobre esta longa trajetória.

Adriano - É uma história muito longa de 15 anos, passando por altos e baixos, enfrentando problemas e ganhando experiência. Acho que cada momento valeu muito a pena, tanto os bons como os maus. Nossas viagens, onde conhecemos novas culturas, novas pessoas, foi um aprendizado e tanto. Começamos em 06/06/1993, e passamos por toda uma mudança na forma de como os materiais eram lançados e também nas formas de divulgação. Era um trabalho pra poder lançar uma fita K7, vinil então nem pensar... Hoje com o advento da internet e computadores muitos gravam e lançam materiais em casa... Não lembro quantas cartas eu escrevi, mas foram anos acumulando e respondendo uma a uma... Tenho todas guardadas... Agora tem o e-mail. Depois com o tempo as bandas grandes começaram a aparecer com mais freqüência no nosso país e a realidade aos poucos começou a mudar, hoje temos equipamentos acessíveis, shows e festivais em várias cidades, etc...

Depois de termos tocado com inúmeras bandas, e termos lançado nossa demo “tribulations”, os ventos mudaram de direção e começamos a tocar cada vez mais longe, totalizando 5 estados e 3 países. Tocamos com grandes bandas como Vader (Polônia), Incantation (Usa), Pandemia (República Tcheka), Iconoclasm (Bélgica), Funeral (Paraguai), Réquiem Aeternam (Uruguai), Sarkastika (Argentina), Lobotomy (Argentina), Nafak (Argentina), Krisiun, Angra, Genocídio, Comando Nuclear, entre muitas outras... Mas o tempo foi passando e descobrimos que existem mais coisas envolvidas que influenciam em muito as atividades de uma banda... Eu tive tendinite no meu ombro e braço direito, o que me fez afastar da guitarra por praticamente 2 anos. Nisso tivemos que dar uma pausa nas atividades da banda. Mas agora me sinto muito melhor, tanto fisicamente como psicologicamente, e aprendi muito com essa jornada toda. Daqui pra frente as coisas serão um pouco diferentes, mas a luta, o orgulho em defender uma bandeira sempre estará no nosso sangue.

Metal Legion: O que vocês consideram que foi o fator mais importante para que continuassem na ativa por tantos anos, mesmo com a pausa nas atividades de 2003 a 2007?

Adriano - Primeiramente tem que se gostar muito do que se está fazendo, pois ter uma banda não é brincadeira, principalmente pra nós que tentamos ser o mais profissional possível. Além disso, sempre tivemos apoio dos fãns que sempre nos incentivaram e muito, nos dando força nas horas adversas.

Metal Legion: Vocês planejam fazer algo especial em comemoração a esses 15 anos da banda?

Adriano - Sim, a data não poderia passar em branco. Nós fechamos 4 datas, que são:

Dia 07/06/2008 - Ascurra/SC - 3° Filhos do Metal Festival - Pavilhão da Per Tutti.
Dia 08/06/2008 - Biguaçu/SC – Khrophus 15th Birthday – Celeiro’s Beer
Dia 13/06/2008 - Gravataí/RS – 7º Storm Festival – Hangar 18
Dia 14/06/2008 - Criciúma/SC – XLIIIº Steel Festival – Associação União Mineira

Essas datas serão especiais para nós, não é todo dia que se faz 15 anos... e também faz parte da tour de divulgação do nosso EP “Symbols From Death”, que lançamos agora em Fevereiro/2008. Esse EP é uma prévia do CD que gravaremos no fim do ano e lançaremos no 1º semestre de 2009.

Metal Legion: Vocês voltaram aos palcos no ano passado depois de uma pausa de 4 anos, como foi ficar esse tempo todo parado e qual foi o motivo desta pausa?

Adriano - O motivo foi o problema com o meu braço, tive que ficar “de molho” por 2 anos, praticamente sem poder tocar, e após isso tive que mudar um pouco a minha maneira de tocar, as palhetadas, fazer exercícios de aquecimento, alongamento, etc.... Nesse ínterim aproveitei para estudar, terminei a faculdade, o que me ocupava o dia todo, trabalhar e estudar é muito puxado... A volta aos palcos foi tranqüila, tirando o nervosismo inicial...

Metal Legion: Como foi a escolha dos novos integrantes já que apenas o Adriano (Guitarra) permanece na banda desde a primeira formação?

Adriano - Convidei os antigos integrantes, que não puderam participar, cada qual com seus motivos. Mas a partir daí vi que tinha que escolher bem os novos integrantes, e escolhi a dedo o Alex Pazetto (Bass/Vocals - Vulkro) e o Carlos Fernandes (Drums - Ex-Brutal Butchery). Não poderia ter feito escolhas melhores, a dedicação deles à Khrophus é muitíssimo importante nesse processo.

Metal Legion: O último lançamento de vocês foi o EP “Symbols From Death” que contém 2 músicas, e foram todas gravadas de forma caseira, vocês já têm planos para um novo álbum?

Adriano - Na verdade a gravação não foi de forma caseira... O que fizemos foi gravar de forma “ao vivo” no AML Estúdio com Andrei Leão da banda Stormental, de Florianópolis. A mixagem e masterização ficaram a cargo do Alex e Khrophus. Já em relação ao novo álbum da Khrophus, estamos agendando a gravação para Novembro/2008 e provavelmente estaremos lançando no 1º semestre de 2009.

Metal Legion: Como a Khrophus está sendo recebida pelo público? Como os fãs antigos da banda estão recebendo vocês?

Adriano - O mais legal de tudo isso é que os fãns antigos aprovaram e incentivaram a nova formação. Mas agora onde tocamos estamos recebendo bastantes elogios, o que nos incentiva cada vez mais a melhorar... Lembrem-se que por termos uma longa história e um currículo extenso a cobrança também é grande, pois temos que fazer cada vez melhor e nos dedicar integralmente a banda.

Metal Legion: Vocês estão com uma agenda bem “cheia” neste ano de 2008, ou seja, estão tocando bastante e nos mais diversos lugares, com os mais diversos produtores. Com relação a isso, o que vocês estão achando da atual cena do Metal Catarinense?

Adriano - Eu acompanho o crescimento da cena catarinense desde o fim dos anos 80, e posso dizer com toda certeza que o cenário está na sua melhor atuação... Somos um estado privilegiado, onde temos bons espaços para o metal underground, temos open air’s, e um público muito louco, que curte muito... O nosso problema aqui é que não temos investidores (empresas que acreditem no nosso potencial, como existem em outros estados...), por isso fica difícil ter grandes bandas e eventos acontecendo por aqui, mas pensando bem, por um lado até é bom, pois a galera vai para os shows para prestigiar as bandas undergrounds, e isso incentiva muito, pode ter certeza.

Metal Legion: O primeiro cd da banda, apesar de ter sido lançado há 5 anos, ainda tem grande fama entre os apreciadores de Death Metal, tanto em SC quanto no Brasil e no exterior, o que vocês pensam a respeito? Quais são as expectativas de vocês quanto aos novos lançamentos? Esperam ter um reconhecimento parecido ou maior que o do primeiro álbum?

Adriano - Nós tínhamos a demo tape “tribulations” e divulgava-mos há bastante tempo, e quando conseguimos lançar o CD “God From The Dead Images”, as coisas mudaram da água pro vinho... Recebemos muitos convites para shows em vários estados e até países, e a coisa começou a engrenar, onde chegamos até a fazer 22 shows num único ano, o que para o underground de cinco anos atrás é até demais... Agora nossa responsabilidade é dobrada, pois temos que manter o nome da banda com uma boa gravação e músicas boas. É difícil medir o reconhecimento dos novos lançamentos porque a época é diferente, antes havia muito menos pessoas que curtiam metal, e tem também o lance da internet, que ajuda e atrapalha as bandas ao mesmo tempo. Ajuda porque divulga a banda, atrapalha, pois as pessoas se acostumam a ficar “pegando” música na net e não ajudam as bandas, principalmente as undergrounds, que precisam desse incentivo, pois não temos, infelizmente, no nosso país, um mercado consistente, temos sim um esporádico, onde a estrutura para eventos e apoio ao underground em si ainda não atingiu a maturidade. Lógico que hoje em dia está mil vezes melhor, mas ainda estamos bem atrasados. Esperamos que as pessoas possam curtir nossos novos lançamentos e se possível nos ajudar adquirindo os mesmos, que tenham certeza estará sendo feito com a alma, daremos sempre nosso sangue para que saia o melhor possível.

Metal Legion: A Khrophus possui além de 2 grandes músicos, 2 grandes produtores, que são o Alex e o Adriano, responsáveis por vários grandes shows em Florianópolis e região, vocês acham que isto atrapalha em algum ponto o trabalho de vocês com as bandas (Alex pertence também a banda Vulkro) ou não? Ou pelo contrário, isso dá ainda mais força para vocês continuarem com as bandas?

Adriano - Boa pergunta. Eu acho que ajuda muito, pois sempre temos angariado muitos contatos, o que fortalece sim o trabalho das nossas bandas, e a cena como um todo na nossa região. Pra quem não sabe, eu tenho a Brutal Productions e o Alex tem a Vooadera Metal Productions e atuamos em conjunto com as duas produtoras.

Metal Legion: Deixamos agora um espaço para as considerações finais, agradecemos a Khrophus por esta entrevista! Grande Abraço!

Adriano - Nós é que temos que agradecer você, Henrique, e ao Metal Legion pelo apoio que têm nos dado nessa empreitada. Queríamos também agradecer a todos que nos apóiam e incentivam, e aqueles que sempre estão nos nossos shows, e também as bandas e produtores. Aproveitamos para avisar que assim que o novo CD sair estamos preparando uma extensa tour pelo país e exterior para 2009 e 2010, e os produtores que quiserem entrar em contato para agendar datas ou saberem mais informações a respeito do nosso trabalho podem entrar em contato através dos seguintes endereços:

www.khrophus.com
khrophus@khrophus.com

R: Adão Schmidt, 31 (lado do nº 1.730) – Barreiros – São José/SC – CEP 88.117-261.
Fones: (0xx48) 3240-5450 (à noite) ou (0xx48) 9102-7057
A/C Adriano Ribeiro

Muito obrigado pela oportunidade, e até a próxima.

Entrevista feita por: Henrique Hoffmann Maurílio
Revisão: Carla Acordi

Nenhum comentário: