sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Entrevista com a PowerSteel

Entrevista com a PowerSteel

A banda Catarinense PowerSteel já possui um nome considerável na cena Metal Catarinense, após vários shows pelo estado, algumas demos lançadas e seu “debut” divulgado na internet, tem conseguido um grande reconhecimento por parte do público e dos meios de comunicação especializados. Confira a entrevista que o Metal Legion realizou com Lauro (Guitarrista/Vocalista).

Metal Legion: A banda surgiu em 1999, como se deu esse início? Como foi o contato com os músicos e como surgiram as primeiras composições?

LAURO: Éramos três jovens amigos loucos por Heavy Metal e com um sonho em comum: ter uma banda e tocar metal assim como os nossos heróis faziam. Nessa época eu já havia estudado um pouco de harmonia e fui logo começando a compor as primeiras músicas da banda, portanto, o POWERSTEEL surgiu de um sonho, ao contrário de muitas bandas, nós não entramos no Metal pelo dinheiro ou pela fama e sim pelo coração!

Metal Legion: Vocês lançaram sua primeira demo “First Killing”, gravada no primeiro show da banda. Conte como ocorreu à gravação desta demo e como foi essa experiência.

LAURO: Foi pura coincidência, no primeiro show que fizemos na vida o cara da mesa estava gravando o festival inteiro então após o evento ouvimos a gravação do nosso show e escolhemos as músicas que ficaram com menos erros e fizemos nosso primeiro demo tape intitulado First Killing, a qualidade da gravação ficou muito ruim, mas de qualquer forma serviu para começarmos a divulgar a banda na época.

Metal Legion: Quais são as maiores influências musicais da banda e dos músicos individualmente?

LAURO: Eu o Rafael e o Fernando fazemos faculdade de música na UNIVALI, em Itajaí, no momento só o Rafael está cursando, eu e o Fernando estamos com o curso trancado por falta de verba e tempo, mas de qualquer forma somos músicos acima de tudo e temos gostos bem ecléticos, quando compomos algo para o POWERSTEEL exploramos mais nossas referências que condizem com o estilo da banda, tipo Metal Neo Clássico, True/Power Metal, Hard Rock e o rock clássico, já o Marcelo tem uma veia um pouco mais voltada para o Thrash/Speed Metal.

Metal Legion: Quais são os planos para 2008?

LAURO: Estamos com um Line-up novo e posso te garantir que o POWERSTEEL, na sua história, nunca havia tido músicos tão bons e comprometidos com a banda como agora. Assim fica muito mais fácil fazer planos, pois você sabe que os caras que estão do seu lado vestem a camisa e vão fazer de tudo para empurrar a banda para frente. Estamos com muitos contatos nos EUA e na EUROPA, e vamos batalhar para conseguir um tour fora do Brasil, também queremos lançar nosso Debut, recebemos uma proposta de um selo da Grécia que estamos analisando no momento e já começamos a compor material para o segundo CD da banda.

Metal Legion: Qual sua visão sobre a cena metal em Santa Catarina?

LAURO: Sinto que a cena catarinense está crescendo cada vez mais, porém ainda existem muitos que não estão dando o apoio que a cena merece, por exemplo, ainda existe aquele tipo de pessoa que vai a um evento underground e não entra, pois acha que o ingresso está muito caro e tem aquele outro tipo que só entra pra ficar analisando a banda sabe, pra ver se os guitarristas tocam bem, ou se o vocal é afinado e um monte de babaquices do tipo, mas quando a banda toca um cover do Iron ou do Helloween só falta gozar nas calças! Por outro lado existem os que realmente estão contribuindo para que a cena catarinense cresça como é o caso de vocês do Metal Legion que estão sempre abrindo espaço para as bandas daqui mostrarem o seu trabalho!

Metal Legion: O POWERSTEEL soa muitas vezes “anos 80”. Qual a relação da banda com essa época?

LAURO: É uma relação de respeito e admiração, como já disse antes nossos heróis são quase todos desta época, mas sabemos que os tempos são outros e não podemos ficar vivendo do passado e por isso nos fazemos com que nossas influências soem atuais, sem perder o feeling.

Metal Legion: Quando e como foi tomada a decisão de divulgar o debut álbum gratuitamente pela internet?

LAURO: Bom, assim que terminamos de gravar nosso debut álbum eu enviei várias cópias para selos no Brasil e a Marquee Records do Rio de Janeiro se interessou em lançá-lo, o Armando (Proprietário do selo) me ligou e prometeu várias coisas e tal só que era tudo mentira, nossa master está com ele há quase dois anos e nada aconteceu, nada de lançamento, então, como não tínhamos dinheiro para pagar a prensagem e lançar de forma independente, um amigo da banda sugeriu que divulgássemos no myspace e puséssemos um link para download do álbum no Orkut da banda, e que isso ajudaria na divulgação das musicas. Não deu outra, a resposta foi muito boa tanto no Brasil quanto na Europa e nos EUA, recebemos mensagens de rádios dos EUA, Alemanha, Grécia e Japão pedindo cópias do álbum para tocar em seus programas, e a música Metal Force tem feito bastante sucesso e tocado bastante lá fora. Também fomos convidados para participar da segunda edição do Heavy Metal Shock, que é um campeonato realizado no myspace com 12 bandas do mundo todo.

Metal Legion: Vocês adicionaram mais um guitarrista á formação do POWERSTEEL. Quando se viu necessária essa inclusão na banda?

LAURO: Na real o POWERSTEEL tem duas guitarras desde 2000, desde o início percebi que a banda soava bem melhor com duas guitarras, assim como a maioria das bandas deste estilo. Hoje em dia divido as guitarras com o excelente guitarrista Fernando Côrte e estou aprendendo muito com o Fernando, o cara é um autêntico Guitar Hero uns dos melhores que já vi tocar e a banda está crescendo muito com ele!

Metal Legion: As letras da banda chamam a atenção, elas trazem uma forte mensagem do metal. Quem faz as letras e, qual o valor delas para a banda e onde são inspiradas essas letras?

LAURO: Eu faço a maioria das letras, pois domino bem o inglês. Quanto á mensagem, sempre que uso o termo “warrior” numa letra do POWERSTEEL, eu não estou me referindo a um guerreiro medieval, e sim a um headbanger como eu, como você e como tantos outros que lutam por este estilo fantástico de música e de vida, mas que sofrem por morarem num país com uma cultura tão fútil, onde a maioria das pessoas sentem orgulho por serem o país do futebol e do carnaval e não perdem um capítulo do Big Brother!

Metal Legion: Como foi o processo de gravação do álbum?

LAURO: Foi cansativo e demorado. Como não tínhamos o dinheiro para gravarmos todo o álbum de uma única vez, tivemos que gravá-lo por partes, então gravávamos uma parte pagávamos e depois gravávamos outra, e assim foi por quase dois anos, mas graças à ajuda e a compreensão do nosso amigo e produtor Alexei Leão conseguimos enfim, concluir o nosso álbum.

Metal Legion: Por quais motivos ocorreu a “pausa” nos trabalhos do POWERSTEEL?

LAURO: Bem, como todos já estão cansados de saber, não é fácil ser uma banda de Heavy Metal no Brasil. O Emílo (Batera na época) morava em Taió, que ficava a 280 km de distância de Tijucas, onde o resto da banda residia e ensaiava. Então a situação para ele e a banda toda era muito complicada, pois toda vez que ele vinha ensaiar ou tocar havia uma despesa muito alta envolvida e como quase sempre não ganhávamos nada para tocar, naquela época o Emilio decidiu sair da banda e logo depois o Sidney (Baixista na época) também teve que sair por ter sido transferido para Joinville por causa do emprego, então a banda ficou parada por um tempo e neste período eu continuei procurando músicos para voltar aos palcos novamente com o POWERSTEEL.

Metal Legion: Como vocês foram recebidos depois de ficar um tempo sem tocar? Como foi a resposta do público após essa volta?

LAURO: A volta foi muito boa, tocamos em festivais muito legais como o Trento From Hell, o Tubarão Metal e o Great Steel, entre outros. O puúblico curtiu bastante nosso retorno, provando que o True metal ainda tem muita lenha para queimar!!!

Metal Legion: Agradecemos pela entrevista concedida, e deixamos aqui o nosso apoio à banda para que continue sempre forte na sua proposta mantendo o metal vivo. Deixamos este espaço para suas considerações finais.

LAURO: Em primeiro lugar quero agradecer o Metal Legion pela oportunidade dada ao POWERSTEEL de poder manter nossos amigos e fãs informados sobre a banda e pedir o apoio de todos para que possamos vencer a segunda edição do HEAVY METAL SHOCK e trazer esse título para Santa Catarina.

Para participar do campeonato e votar é só entrar neste endereço: http://www.myspace.com/raskal73
A partir de sexta o Rascal (organizador do evento) vai colocar uma mensagem no seu blog no myspace: "HEAVY METAL SHOCK 2 - VOTE HERE", daí é só entrar e votar! Também é possivel se increver no blog do Rascal e receber detalhes da competiçâo!

Entrevista feita por: Luiz Gustavo Coelho
Revisão: Carla Acordi

Nenhum comentário: